Pesquisar neste blogue

06 maio 2011

Visitar as Ruínas de Tongobriga - Freixo

As Ruínas de Tongobriga, localizadas na Freguesia do Freixo, começaram a ser escavadas, em Agosto de 1980, num local chamado "capela dos mouros“, designação dada pela população local à pequena parte então visível das ruínas romanas.
A estrutura castrejo-romana criada em Tongobriga, pelo imperador Augusto, amadureceu política, administrativa e economicamente, resultando daí a instalação de uma cidade. A escavação permite dizer que no final do séc. I, início do séc. II, Tongobriga surge como civitas, com preponderância sobre a região envolvente.
A construção das termas no final do séc. I, do forum do séc.II e de outros edifícios públicos identificados, corresponde ao objectivo de dotar este centro urbano de equipamentos colectivos que, pela sua monumentalidade e riqueza arquitectónica, impusessem Tongobriga como centro de atracção e decisão. Junto ao forum estavam as termas públicas, construídas em Tongobriga no final do séc.I e posteriormente remodeladas. Estas ruínas estão classificadas como Monumento Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário