O Lago do Parque de São João da Ponte, localizado na Freguesia de São Lázaro, está no centro deste parque que é dividido em quatro partes, a parte exterior, a parte interior, o Complexo Desportivo da Ponte e o Parque de Campismo da Ponte. O parque é limitado a Norte pelo Rio Este e a Avenida Dr Francisco Pires Gonçalves, a Este e Sul pelo Monte do Picoto e a Avenida do Estádio, a Oeste pelo Parque de Exposições de Braga e Rio Este.
O Parque nasceu da expropriação, em 1911, da Quinta da Mitra, a antiga deveza dos arcebispos de Braga.
A parte exterior do parque, a mais antiga, cresceu em torno da Capela de São João. É um espaço arborizado com jardins e lagos, possui um coreto, um cruzeiro, um parque Infantil, um auditório ao ar livre e um monumento evocativo ao 25 de Abril, que celebra a liberdade e democracia.
Em tempos, quando a água do Rio Este era límpida, as mulheres de Braga lavavam as roupas na margem do rio, onde posteriormente estendiam-nas na encosta do monte do Picoto.
A parte interior é uma prolongação da parte exterior, no entanto encontra-se dividida da parte exterior por um gradeamento proveniente do antigo Jardim Público que existiu na Avenida Central. Esta parte caracteriza-se por uma maior densidade em vegetação e um grande lago artificial.
A antiga estufa, situada nesta parte, foi restaurada e transformada para sede da Videoteca Municipal de Braga.
Sem comentários:
Enviar um comentário