Pesquisar neste blogue

18 junho 2018

Visitar a Igreja de Nossa Senhora da Purificação - Palmeira (Braga)

A Igreja de Nossa Senhora da Purificação, localizada na Freguesia de Palmeira, é uma construção iniciada em 1895 mas só concluída em 1930. As suas obras resultam fundamentalmente da transformação de uma ermida setecentista num novo templo.
A igreja actual é um templo amplo, de altiva e formosa traça que privilegia a verticalidade harmonizando-se com o cabeço onde se encontra implantado. A frontaria de revestimento azulejar em tom azul divide-se em três tramos, rematando o central num coroamento sobre-elevado, em forma de torre sineira. Ao centro, no cimo da porta desenha-se um arco que envolve a pequena imagem pétrea da padroeira Nossa Senhora da Purificação. Com o mesmo recorte, apresentam-se os três vitrais com fundo gradeado localizados na parte superior do templo, mostrando-se a dimensão do central mais avantajado. Sobre este vitral está num plano superior o relógio que separa a torre do restante corpo do edifício.
Este templo apresenta a particularidade de ter incrustado através de um projecto elaborado pelo arquitecto Ernst Korrodi em 1929 no seu alçado norte a frontaria da anterior capela de tipologia barroca. Este aspecto remete-nos para uma fusão de estilos arquitectónicos tão ao gosto daquele arquitecto.

Sem comentários:

Enviar um comentário