Pesquisar neste blogue

12 junho 2018

Visitar o Santuário do Sameiro - Espinho (Braga)

O Santuário de Nossa Senhora do Sameiro (ou Santuário do Sameiro ou Imaculada Conceição do Monte do Sameiro) é um santuário mariano localizado na freguesia de Espinho, em Braga. O Lançamento da primeira pedra ocorreu em 14 de Junho de 1863. Foi o Padre Martinho da Silva que fundou este santuário. Este santuário constitui um dos centros de maior devoção mariana em Portugal, logo depois do Santuário de Fátima e do Santuário da Mãe Soberana. Neste Templo, concluído no século XX, destaca-se no seu interior o altar-mor em granito branco polido, bem como o sacrário de prata. Em frente do Templo ergue-se um imponente e vasto escadório, no topo do qual se levantam dois altos pilares, encimados com a imagem da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus.
Nossa Senhora do Sameiro é representada por uma imagem que se encontra no altar principal da Santuário do Sameiro, em Portugal.
A escultura, esculpida em Roma e benzida pelo Papa Pio IX, tem uma belíssima e valiosa coroa com 2,5 kg em ouro maciço e brilhantes, oferecida em 1904 pelas mulheres de Portugal, inclusive pela Rainha D. Amélia de Orleães.
A comemoração litúrgica de Nossa Senhora do Sameiro celebra-se a 12 de Junho.
A peregrinação anual da Arquidiocese de Braga realiza-se no primeiro domingo de Junho, com partida da Sé Catedral. No terceiro domingo de Agosto ocorre a peregrinação estatutária, que se inicia no vizinho Santuário do Bom Jesus do Monte.

Sem comentários:

Enviar um comentário