Pesquisar neste blogue

15 abril 2011

Visitar o Palácio de Monserrate - São Martinho (Sintra)

O Palácio de Monserrate, localizado na Freguesia de São Martinho (Sintra) e inserido no Parque de Monserrate, foi projectado pelo arquitecto James Knowles e construído em 1858, por ordem de Sir Francis Cook, visconde de Monserrate, enquanto a elaboração dos jardins foi entregue ao pintor William Stockdale, ao botânico William Nevill, e a James Burt, mestre jardineiro. Este palácio que foi a residência de Verão da família Cook, foi construído sobre as ruínas da mansão neo-gótica edificada pelo comerciante inglês Gerard de Visme, que possuiu a concessão da importação do pau-brasil em Portugal e foi o responsável pelo primeiro palácio de Monserrate. William Beckford alugou a propriedade em 1793, realizando obras no palácio, começando a criar um jardim paisagístico. É um exemplar sugestivo do Romantismo português, ao lado de outros palácios na região, como o Palácio da Pena. Durante a década de 1920, o palácio seria posto à venda, acabando por ser adquirido pelo Estado em 1949.

Nos jardins deste Palácio podem ver-se vários exemplares botânicos. O Palácio está classificado como Imóvel de Interesse Público.
O Palácio de Monserrate foi visitado por Lord Byron, poeta anglo-escocês, que escreveu o poema "Childe Harold's Pilgrimage" sobre este Palácio.

Sem comentários:

Enviar um comentário