Pesquisa personalizada

21 abril 2011

Visitar o Chafariz de Arruda dos Vinhos

O Chafariz da Arruda dos Vinhos é de três bicas, e foi reconstruído, após o terramoto de 1755, em 1789, vindo substituir uma antiga fonte de pedra lavrada. O original foi construído no século XVIII.
Este Chafariz apresenta a pedra de armas de Portugal e o escudo de D. José no coroamento.
O espaldar é seccionado por pilastras, encimadas por fogaréus assentes sobre bases piramidais. O remate contracurvado dos três panos converge, ao centro, no arco canopial que coroa e faz destacar o eixo do monumento. Este, é formado pela bacia e respectivas bicas, a que se segue um motivo vegetalista relevado ligando-se à pedra de armas, e terminando com a urna que remata o arco.
Acede-se à plataforma das bicas através de duas escadas nos extremos do chafariz, abrindo-se, entre elas, um amplo tanque rectangular, antecedido, no alçado frontal, por um conjunto de pilares. A água que o abastece jorra de uma bica que se liga directamente à bacia superior.
A fonte de água que o abastecia nascia numa serra próximo do lugar da Mata, sendo conduzida por um aqueduto em arcadas, praticamente desaparecido.
O Chafariz está classificado como Imóvel de Interesse Público.

Sem comentários:

Enviar um comentário