Pesquisa personalizada

15 abril 2011

Visitar o Paço dos Ribafrias - São Martinho (Sintra)

O Paço dos Ribafrias, localizado na Freguesia de São Martinho (Sintra), foi construído na primeira metade do século XVI, e é composto por três corpos dispostos em U.
Na austera fachada notam-se alterações ocasionadas por diversas obras de restauro. Assim, evidenciam-se, para além das janelas manuelinas, outras de cunho já pombalino. O acesso ao pátio interior efectua-se por um portão circundado por uma singela cantaria chanfrada.
O átrio abobadado, tem ogivas que assentam num complexo jogo de arcos e nervuras, nascidos dos diversos ângulos: este átrio encontra-se igualmente ornamentado com tímpanos de temática medieval, enquanto os fechos de abóbada já foram concebidos segundo as renovadas concepções artísticas da época. Destaca-se ainda a existência de dois arcos de volta perfeita, suportados por colunas e capitéis italianizantes, e ornamentados com volutas e carrancas.
Um outro átrio, também abobadado por ogivas nervuradas, dá acesso à escada que conduz à grande loggia. Nesta loggia, de estilo marcadamente renascentista, destaca-se uma fonte com baldaquino, parcialmente revestida por bonitos a azulejos mudéjares.
A Capela encontra-se fechada e esvaziada de todo o seu recheio.

Sem comentários:

Enviar um comentário