Pesquisar neste blogue

07 junho 2018

Visitar Braga

Braga é uma cidade portuguesa situada ao Norte de Portugal, no Minho. É sede dum município com 183,4 km² de área, uma população de 192 494 habitantes.
Braga tem uma história bi-milenar que se iniciou na Roma Antiga, quando foi fundada em 16 a.C. como Bracara Augusta em homenagem ao imperador romano Augusto.
Na gíria popular é conhecida como "A cidade da Juventude", que apesar de ser a cidade mais antiga de Portugal é simultaneamente uma cidade preenchida por muitos jovens e um espírito jovem, chegando a ser distinguida como a cidade mais jovem da Europa.
A "Roma Portuguesa": no século XVI o arcebispo D. Diogo de Sousa, influenciado pela sua visita à cidade de Roma, desenha uma nova cidade onde as praças e igrejas abundam tal como em Roma.
A "Cidade Barroca": durante o século XVIII o arquitecto André Soares transforma a cidade de Braga no Ex-Libris do Barroco em Portugal.
A "Cidade dos Arcebispos", durante séculos o seu Arcebispo foi o mais importante na Península Ibérica; É ainda detentor do título de Primaz das Espanhas.
A "Cidade Romana" que no tempo dos romanos era a maior e mais importante cidade situada no território onde seria Portugal. 
A "Capital do Minho" ou o "Coração do Minho", por estar localizada no centro desta província.
A "Cidade dos Três Sacro-Montes": são santuários situados a Sudeste da cidade numa cadeia montanhosa, e são pela ordem Este a Sul: O Bom Jesus, Sameiro e a Falperra (Sta. Maria Madalena e Sta. Marta das Cortiças).

Pequena Resenha Histórica

Os vestígios da presença humana na região vêm de há milhares de anos, como comprovam vários achados. Um dos mais antigos é a Mamoa de Lamas, um monumento megalítico edificado no período Neolítico. No entanto, apenas se consegue provar a existência de aglomerados populacionais em Braga na Idade do Bronze. Caracterizam-se por fossas e cerâmicas encontradas em Alto da Cividade, local onde existiria uma povoação e por uma necrópole que terá existido na zona dos Granjinhos.
Na Idade do Ferro, desenvolveram-se os chamados "castros". Estes eram próprios de povoações que ocupavam locais altos do relevo. Os celtas eram os seus habitantes e, nesta região em particular, habitavam os Brácaros (em latim: Bracari), que dariam nome à cidade, após a sua fundação e os romanos terem forçado as populações descerem ao vale.
No decurso do século II a.C., a região foi tomada pelos romanos. Braga foi edificada em 16 a.C., com a designação de Bracara Augusta, em homenagem ao imperador romano Augusto (r. 27 a.C.–14 d.C.). A cidade tornar-se-ia capital da província da Galécia e integraria os três conventos do Noroeste peninsular e parte do Convento de Clúnia, com uma população de aproximadamente 285 000 tributários livre nas 24 cividade no ano 25.
Desta época data também a criação do bispado de Bracara Augusta, segundo a lenda, São Pedro de Rates foi o primeiro bispo bracarense entre os anos 45 e 60, ordenado pelo apóstolo Santiago Maior que teria vindo da Terra Santa e foi martirizado quando convertia povos aderentes à religião romana no noroeste da Península Ibérica. Mas, só no ano 385 é que o papa Sirício faz referência à metropolitana de Bracara Augusta.
Após a Queda do Império Romano do Ocidente, Bracara Augusta tornou-se na capital política e intelectual do Reino Suevo. Por ordem do rei Ariamiro foi realizado o concílio de Braga, entre 1 de Maio de 561 a 563, tendo sido presidido por São Martinho de Dume, bispo titular de Bracara. Deste concílio resultaram grandes reformas, principalmente no mundo eclesiástico e linguístico, destacando-se a criação do ritual bracarense e a abolição de elementos linguísticos pagãos.
Posteriormente, com o declínio do povo Suevo (o antigo Reino da Galiza), foi dominada pelo Reino Visigótico, durante mais de três séculos.
Em 715, os mouros atingem e tomam Braga.
No ano 868, com o rei das Astúrias Afonso III, o processo da reconquista cristã ganha novo ímpeto e a cidade de Braga é integrada durante alguns anos no Reino das Astúrias, tal como o Porto e mais tarde - em 878 - Coimbra.
No século XI a cidade é reorganizada, provavelmente com a nova designação de "Braga". É iniciada a construção da muralha citadina e da Sé, por ordem do bispo D. Pedro de Braga, sobre restos de um antigo templo romano dedicado à deusa Ísis, que teria mais tarde sido convertido numa igreja cristã. A cidade desenvolve-se em torno da Sé, ficando restringida ao perímetro amuralhado. Braga foi nessa altura oferecida como dote, por Afonso VI de Leão e Castela, à sua filha D. Teresa, no seu casamento com D. Henrique de Borgonha. Estes últimos foram senhores da cidade entre 1096 a 1112. Em 1112, doam a cidade aos Arcebispos. Com a elevação do bispado bracarense a arcebispado, a cidade readquire uma enorme importância a nível Ibérico.
Sob o reinado de D. Dinis (r. 1279–1325), a muralha citadina é requalificada, é ainda construída a torre de menagem. Mais tarde, foram adicionadas nove torres, de planta quadrangular, à muralha existente, concluindo-se também o Castelo de Braga em torno da torre de menagem existente. No século XVI, o Arcebispo de Braga D. Diogo de Sousa modifica a cidade profundamente, introduzindo-lhe ruas, praças, novos edifícios, provocando-lhe também o crescimento para além do perímetro amuralhado. Do século XVI ao XVIII, por intermédio de vários arcebispos, os edifícios de traça medieval vão sendo apagados e substituídos por edifícios de Arquitectura religiosa da época.
No século XVIII, Braga por intermédio da inspiração artística de André Soares transforma-se no Ex-Libris do Barroco em Portugal. Nos fins deste século, surge em várias edificações o Neoclássico com Carlos Amarante. Mais uma vez, por intermédio de vários arcebispos, os edifícios religiosos são novamente alterados com a introdução do Barroco e o Neoclássico.
Nos cem anos que se seguem, irrompem conflitos devidos às invasões francesas e lutas liberais. Em 20 de março de 1809 a cidade é palco da Batalha do Carvalho d'Este e vítima de vários saques realizados pelas tropas napoleónicas. A cidade viria a ser reocupada a 5 de abril. Em 1834, com o fim das lutas liberais, são expulsas várias ordens religiosas de Braga, deixando o seu espólio para a cidade. Em consequência da Revolta da Maria da Fonte na Póvoa de Lanhoso, área sob jurisdição do quartel militar bracarense, a cidade é palco de importantes confrontos entre o povo e as autoridades. No final do século XIX, o centro da cidade deixa a área da Sé de Braga e passa para a Avenida Central. Em 1875, é inaugurado pelo rei D. Luís a linha e estação dos comboios de Braga.


Geografia do Concelho

Situada no coração do Minho, a cidade de Braga encontra-se numa região de transições de Este para Oeste, entre serras, florestas e leiras aos grandes vales, planícies e campos verdejantes. Terras construídas pela natureza e moldadas pelo Homem.
Físicamente situa-se entre o Rio Douro e o Rio Minho. Ocupando 183,51 km², e variando entre 20 a 572 metros de altitude, o concelho é bastante diversificado. O terreno a Norte situado na margem esquerda do Rio Cávado, é semi-plano, graças ao grande vale do Rio Cávado. A parte Este caracteriza-se por montanhas, tais como a Serra do Carvalho (479m), Serra dos Picos (566m), Monte do Sameiro (572m) e o Monte Sta Marta (562m). Entre a Serra do Carvalho e a Serra dos Picos nasce o Rio Este, formando o vale d'Este, já a Sul da Serra dos Picos desenvolve-se o planalto de Sobreposta-Pedralva. A Sul, como a Oeste o terreno é um misto de montanhas, colinas e médios vales. O centro da cidade situa-se no alto da colina de Cividade (215m), desenvolvendo-se para o vale do Rio Cávado a Norte e Oeste, e para o vale do Rio Este a Este e Sul.
O território bracarense pertence a duas bacias hidrográficas, a bacia hidrográfica do rio Cávado a Norte e a bacia hidrográfica do rio Ave a Sul. O rio Cávado, de caudal médio, é o elemento hidrográfico predominante a Norte, existindo também diversas ribeiras que desaguam neste. O território a Sul é marcado pelo rio Este e seus diversos afluentes, como o rio Veiga, todos de pequeno caudal. O solo, dado pertencer ao sistema montanhoso do Gerês e a sua proximidade ao Oceano Atlântico, é bastante rico em água.
O concelho é predominantemente urbano, principalmente em torno da cidade. As áreas rurais que outrora predominavam, hoje, confinam-se aos limites do concelho. É ainda de salientar que as colinas de maior cota e as montanhas encontram-se cobertas por manchas florestais, apesar da pressão urbana e dos fogos florestais que sucederam nos últimos anos.

Clima

O clima em Braga, pelo facto de se situar entre serras e o Oceano Atlântico, é tipicamente atlântico temperado. Os Invernos são amenos e pluviosos , e geralmente com ventos moderados de Sudoeste. O vento pode também soprar do Norte, normalmente forte, o que geralmente provoca uma grande descida da temperatura, estes ventos são designados como Nortadas. Em anos frios ocorre a queda de neve, havendo temperaturas mínimas médias de -3 °C. As Primaveras são tipicamente amenas, com grandes aberturas e ventos suaves. As brisas matinais ocorrem com maior frequência, principalmente nas maiores altitudes. No vale do Cávado, a baixa altitude, é normal existirem os nevoeiros matinais. De salientar o mês de Maio que é bastante propício às trovoadas, devido ao aquecimento do ar húmido com a chegada do Verão. Os verões são quentes e soalheiros com ventos suaves d'Este. Nos dias mais frescos, podem ocorrer espontaneamente chuvas de curta duração, estas chuvas são bastante importantes para a vegetação da região, pois reabastece os lençóis de água o que torna a região rica em vegetação durante o ano inteiro, pela qual é conhecida por Verde Minho. Os Outonos são amenos e pluviosos, geralmente com ventos moderados. Os recordes de temperatura forma de -6.3 °C em 2001 e 41.3 °C em 1943. Enquanto a temperatura desce, aumenta a pluviosidade. Existe uma maior frequência de nevoeiros, principalmente no vale do Cávado onde ocorrem os nevoeiros matinais mais densos.


A visitar:

No Concelho

Na Freguesia de Adaúfe

Na Freguesia de Arcos

Na Freguesia de Arentim

Na Freguesia de Aveleda

Na Freguesia de Cabreiros

Na Freguesia de Celeirós

Na Freguesia de Cividade

Na Freguesia de Crespos

Na Freguesia da Cunha

Na Freguesia de Dume

Na Freguesia de Escudeiros

Na Freguesia de Espinho

Na Freguesia de Esporões

Na Freguesia de Ferreiros

Na Freguesia de Fradelos

Na Freguesia de Fraião

Na Freguesia de Frossos

Na Freguesia de Gondizalves

Na Freguesia de Gualter

Na Freguesia de Guisande

Na Freguesia de Lamaçães

Na Freguesia de Lamas

Na Freguesia de Lomar

Na Freguesia de Maximinos

Na Freguesia de Mire de Tibães

Na Freguesia de Morreira

Na Freguesia de Navarra

Na Freguesia de Nogueira

Na Freguesia de Nogueiró

Na Freguesia de Padim da Graça

Na Freguesia de Palmeira

Na Freguesia de Panóias

Na Freguesia de Parada de Tibães

Na Freguesia de Pedralva

Na Freguesia de Pousada
Na Freguesia de Priscos

Na Freguesia de Real

Na Freguesia de Ruilhe

Na Freguesia de Santa Lucrécia de Algeriz

Na Freguesia de Santo Estevão de Penso

Na Freguesia de São João do Souto

Na Freguesia de São Julião dos Passos

Na Freguesia de São Lázaro

Na Freguesia de São Mamede de Este

Na Freguesia de São Paio de Merelim

Na Freguesia de São Pedro da Oliveira

Na Freguesia de São Pedro de Este

Na Freguesia de São Pedro de Merelim

Na Freguesia de São Vicente

Na Freguesia de São Vicente do Penso

Na Freguesia de São Victor

Na Freguesia da Sé

Na Freguesia de Semelhe

Na Freguesia de Sequeira

Na Freguesia de Sobreposta

Na Freguesia de Tadim

Na Freguesia de Tebosa

Na Freguesia de Tenões

Na Freguesia de Trandeiras

Na Freguesia de Vilaça

Na Freguesia do Vimieiro

Onde Dormir
Hotel Raul
Hotel Senhora a Branca
Casa da Ponte do Porto
Casa do Arco
Studio Campo Novo
MicroRent Rooms
Liberdade Guest House
Sabores Gelados


Onde Comer
Twine
Alma d'Eça
Páteo
Mostarda & Chocolate
Bira dos Namorados
Hamburgueria DeGema
Alta Burguesia-Hamburgueria Gourmet
Churrasqueira da Sé
Kanpal Fusion Braga
Hocho
Sushi Lapa
Nikko
Restaurante O Rochedo
Restaurante Marisqueira Segredos do Mar
Marisqueira de Braga
Restaurante Docamar
Lakkana
La Piola
Ristorante Pizzeria Papilloni
Sale & Dolce
Restaurante Italiano - Mamma Mia
Delicatum
28 Wine & Food
Mercado das Tapas
Taperia palatu
Casa de Pasto das Carvalheiras
Domus Vinum
Restaurante Hibiscus
Semente - Centro Macrobiotico de Braga
Sabor natural
Restaurante Alfacinha/Macrobiótico
Restaurante Anjo Verde/Vegetariano
Restaurante Gosto Superior/Vegetariano
Tasquinha da Ribeira
Tasquinha Bracarense
Tasca do Brito
Taberna Velhos Tempos
Taberna Romana
Taberna Migaitas
Taberna Holandesa
Taberna do Félix
Taberna Belga
Solar de Sant'Ana
Segredos dos Verde Minho
Restaurante Trota's
Restaurante Tia Isabel
Restaurante T4
Restaurante Solar do Paço - Tebosa
Restaurante Silva's
Restaurante Sameiro
Restaurante Sagres cervejaria
Restaurante S. Frutuoso
Restaurante S. francisco
Restaurante Rotiveminho
Restaurante Rota
Restaurante Restinga
Restaurante Quinta do Xisto
Restaurante Quinta de Cabanas
Restaurante Quinta Capela
Restaurante Pórtico
Restaurante Pevidem
Restaurante Pedra Cavalgada
Restaurante Paulo Padeiro
Restaurante pata Negra
Restaurante Panorâmico/Hotel Elevador
Restaurante O Lago
Restaurante O Jacó
Restaurante O Gato do Rio
Restaurante O Alexandre
Restaurante Mini Sport
Restaurante Many Times
Restaurante Manjar bacalhau
Restaurante Maneta
Restaurante Luz Natural
Restaurante Lobattos
Restaurante Lareira do Conde
Restaurante Inácio
Restaurante Hotel Rural Alves
Restaurante Helvetia
Restaurante Forno Mágico
Restaurante Forever
Restaurante Ferreirense
Restaurante Expositor do Migaitas
Restaurante Espaço 12
Restaurante Escolhe Tu
Restaurante El Olivo
Restaurante Dona Júlia
Restaurante Dona Elvira
Restaurante Dona Cuca
Restaurante Diana
Restaurante De Bouro
Restaurante da Lameira
Restaurante Cruz Sobral
Restaurante Cozinha da Sé
Restaurante Copo1/2
Restaurante Confraria
Restaurante Comfort Inn/Braga
Restaurante Colher D' Pau
Restaurante Centurium
Restaurante Central Bom Jesus
Restaurante Casa Pimenta
Restaurante Casa Gil
Restaurante Casa das Artes
Restaurante Casa Alves
Restaurante Campo da Vinha
Restaurante Caldo Entornado
Restaurante Brac
Restaurante Bocas
Restaurante Boa Boca
Restaurante Bem-Me-Quer
Restaurante Bacalhau à Narcisa
Restaurante Augusta
Restaurante As Manas
Restaurante Aristides
Restaurante Arcoense
Restaurante Apetecia-me
Restaurante Águeda
Restaurante Adega Transmontana
Restaurante Adega Regional Tenões
Restaurante Adega Malhoa
Restaurante Abadia D'Este
Restaurante A Taskinha
Restaurante A Pérola
Restaurante A Flor de Sal
Frigideiras do Cantinho
Frigideiras da Sé
Café Vianna

Sem comentários:

Enviar um comentário