Pesquisar neste blogue

11 março 2011

Visitar Sintra

Sintra é uma vila pertencente ao distrito de Lisboa.
É sede um município com 317 km² de área e 445 872 habitantes (2008), subdividido em 20. O município é limitado a norte pelo município de Mafra, a leste por Loures e Odivelas, a sueste pela Amadora, a sul por Oeiras e Cascais e a oeste pelo oceano Atlântico.
A Vila de Sintra está classificada como Paisagem Cultural de Sintra, Património Mundial da UNESCO

História

Podemos encontrar em Sintra testemunhos de praticamente todas as épocas da história portuguesa. Os mais antigos testemunhos de ocupação humana encontram-se num cume da vertente Norte da Serra de Sintra.
Trata-se da ocupação epipaleolítica da Penha Verde, comprovada por abundantes utensílios de tipo microlaminar. Testemunho de uma ocupação do Neolítico é o sítio de ar livre de São Pedro de Canaferrim, junto à Capela do Castelo dos Mouros. Vestígios vários da Idade do Bronze Atlântico (segunda metade do II milénio a.C. - inícios do I), surgem em diversos locais da Serra de Sintra. Do Bronze Final ou período Orientalizante, séculos IX-VI a.C, de novo e intensamente virado para a Bacia Mediterrânica, existe um importante e vasto povoado localizado sob o Castelo dos Mouros.
Ao tempo do Império Romano toda a região de Sintra inscreveu-se no vasto territorium da civitas olisiponense, à qual Octaviano cerca de 30 a.C., concedeu o invejável estatuto de Municipium Civium Romanorum.
Durante o domínio muçulmano surgem os primeiros textos que referem explicitamente a Vila de Sintra (Xintara ou Shantara em árabe). Sintra é apresentada no século X pelo geógrafo Al-Bacr, fixada por Al-Munim Al-Himiari, como «uma das vilas que dependem de Lisboa no Andaluz, nas proximidades do mar».
Só após a conquista de Lisboa por D. Afonso Henriques em 1147, Sintra - cuja guarnição do castelo se entrega ao rei em Novembro — é definitivamente integrada no espaço cristão, no contexto da conquista de Almada e Palmela. Logo após a tomada de posse do Castelo, D. Afonso Henriques aí funda a igreja de São Pedro de Canaferrim.
Em 9 de Janeiro de 1154 D. Afonso Henriques outorga Carta de Foral à Vila de Sintra com as respectivas regalias. A Carta de Foral estabelece o Concelho de Sintra, cujo termo passa a abranger um vasto território, mais tarde dividido em quatro grandes freguesias: São Pedro de Canaferrim, com sede paroquial junto ao Castelo; São Martinho, com sede paroquial no centro da Vila; e Santa Maria e São Miguel, ambas com sede paroquial no Arrabalde.
A grande epidemia de peste negra que durante o século XIV dizimou um quarto da população europeia chegou a Sintra em 1348 e há notícia, por um documento de 1350, que a doença matou cinco tabeliães da administração municipal. Devido ao clima frio e húmido de Sintra a peste deve ter feito na vila um considerável número de mortos.
O terramoto de 1755, causou na Vila de Sintra e no seu termo avultados estragos e numerosos mortos. É nesta segunda metade do século XVIII que decorrem, no Paço da Vila, obras de restauro. Há que registar, ainda no século XV
IIl, a fundação da primeira unidade industrial do concelho, a Fábrica de Estamparia de Rio de Mouro, em 1778, e a visita da rainha D. Maria I à Vila em 1787, para cuja ocasião foram redecoradas algumas salas e câmaras do Paço. Mas as grandes festas, em 1795, pelo baptizado do infante D. António, filho de D. João VI, foram celebradas com magnificência no Palácio de Queluz... E até que o rei-consorte D. Fernando II compre o Mosteiro da Pena e uma vasta área adjacente, em 1838, há apenas que as
sinalar o arco da autoria do arquitecto Costa e Silva, construído no Palácio de Seteais pertença do Marquês de Marialva, para comemorar em 1802 a visita dos Príncipes do Brasil, D. João e D. Carlota Joaquina e a visita do rei absolutista D. Miguel em 1830.
No princípio do século XX, foi Sintra um reconhecido lugar de veraneio e residência de aristocratas e de milionários.

Geografia

O seu ponto mais alto possui 528 metros de altitude. No âmbito contextual de natureza, arquitectura e ocupação humana, Sintra evidencia uma unidade única, resultado de diferentes motivos conjugados, entre os quais o peculiar clima proporcionado pelo maciço orográfico que constitui a Serra de Sintra e a fertilidade das terras depositadas nas várzeas circundantes. A relativa proximidade do estuário do Tejo, e - a partir de dada época - a vizinhança de Lisboa, cidade cosmopolita e empório de variadas trocas comerciais, fizeram com que desde cedo a região de Sintra fosse alvo de intensa ocupação humana. Na costa marítima da freguesia de Colares, no concelho de Sintra, localiza-se o Cabo da Roca. 140m acima do nível do mar, é o ponto mais ocidental do continente europeu.
As Freguesias do Concelho são 20: Agualva, Algueirão-Mem Martins, Almargem do Bispo, Belas, Cacém, Casal de Cambra, Colares, Massamá, Mira-Sintra, Monte Abraão, Montelavar, Pêro Pinheiro, Queluz, Rio de Mouro, Santa Maria e São Miguel, São João das Lampas, São Marcos, São Martinho, São Pedro de Penaferrim e Terrugem.

Clima

Dois factores contribuem decisivamente para as condições climáticas que se fazem sentir na região sintrense. O primeiro tem a ver com a situação do concelho em relação ao Oceano Atlântico; o segundo com a barreira de condensação que a Serra de Sintra constitui.
Desta maneira podemos observar que os níveis de radiação diminuem de Sudeste para Noroeste, isto é, à medida que nos aproximamos da costa. A insolação apresenta o mesmo tipo de variação mas, na zona da Serra registam-se valores tão baixos como aqueles que se verificam na Assafora e território adjacente, o que se deve à nublosidade aí existente. Quanto à temperatura, ela tem os seus valores mais baixos na zona da Serra e no extremo Nordeste do concelho; no primeiro caso devido à altitude e no segundo às condições de relativa continentalidade. Finalmente, quanto à precipitação, verificam-se duas situações bem diferenciadas: uma mais seca, junto ao litoral, e outra mais húmida, que abrange a zona de influência directa da Serra (onde a precipitação atinge o seu máximo) e toda a área oriental do concelho.


Gastronomia

A Vila tem algumas especialidades gastronómicas muito apreciadas, como os pasteis regionais "travesseiros", o cabrito assado, e as famosas queijadas de Sintra.

A Visitar

No Concelho:
Parque Natural Sintra Cascais
Rio Jamor
Serra de Sintra

Na Freguesia de Algueirão Mem Martins:
Capela de Nossa Senhora da Natividade
Museu do Ar

Na Freguesia de Queluz:
Jardins do palácio nacional de Queluz
Palácio Nacional de Queluz
Parque Felício Loureiro

Na Freguesia de Rio de Mouro:
Casa Museu Leal da Câmara
Fonte da Quinta da Estrangeira
Fonte de Albarraque
Igreja de Nossa Senhora da Paz
Igreja de Nossa Senhora de belém

Moinho de Albarraque
Parque da Serra das minas
Ribeira da Laje

Na Freguesia de Santa Maria e São Miguel (Sintra):
Ermida de Morelinho
Igreja de Santa maria
Museu de Arte Moderna
Quinta do Saldanha

Na Freguesia de São João das Lampas:
Capela da Assafora
Cascata do Magoito
Estátua de São joão das lampas
Fonte da catribana
Fonte do Olheiro
Igreja de São joão baptista
Lago da assafora
Moinho de vento
Museu arqueológico de São miguel de Odrinhas
Ponte Romana da catribana
Praia da Aguda
Praia da Samarra
Praia da Vigia
Praia de São julião
Praia do magoito
Relógio de Sol

Na Freguesia de São Martinho (Sintra):
Antigo Chafariz da Câmara
Cascata de Monserrate
Chafariz da Câmara
Convento dos capuchos
Cruzeiro
Edificio da Câmara Municipal
Estátua do Guerreiro
Fonte da Pipa
Fonte da rua Sotto Mayor
Fonte de Monserrate
Fonte dos Passarinhos
Fonte Mourisca
Igreja de São Martinho
Lago de Monserrate
Museu Anjos Teixeira
Museu da Ciência Viva
Museu da história natural
Museu do Brinquedo
Museu ferreira de castro
Paço dos Ribafrias
Palácio Nacional de Sintra
Palácio de Monserrate
Palácio de Seteais
Parque da Liberdade
Pelourinho de Sintra
Quinta da Penha Verde
Quinta da Regaleira
Quinta da Ribafria
Quinta de Monserrate
Quinta do Relógio
Vila de Sintra

Na Freguesia de São Pedro de Penaferrim (Sintra):
Castelo dos Mouros
Chafariz da Igreja
Chafariz de São pedro
Chafariz do Largo 1º de Dezembro
Chafariz do Linhó
Cruz Alta
Fontanário de Santo António
Fonte da mata Alva
Fonte D'el Rei ou da penha Verde
fonte de sao pedro
Fonte do Conde Sucena
Fonte dos ladrões
Fonte dos Pisões
Igreja de São pedro de canaferrim
Igreja de São pedro
Lago do Parque da Pena
Miradouro de Santa Eufémia
Palácio da pena
Parque da Pena
Peninha

Na Freguesia da Terrugem:
Calçada Romana da Cabrela
Fonte Romana de Armés
Igreja de São João Degolado
Ponte do Pego

Onde Dormir:
Casa da Alameda
Casa da Pinheira
Chalet do relógio
Parque de Campismo de Almornos
Penha Longa Hotel e Golf Resort
Pestana Sintra Golf Resort & Spa Hotel
Quinta do Corvo
Quinta das Sequóias
Quinta do Rio Milho
Quinta de São Thiago
Quinta Verde Sintra
Vinha da Quinta
Quinta da Luz
Casa da Pendôa
Casa do Valle
Casa do Miradouro
Cinco B&B
Estalagem solar dos Mouros
Apartamentos da Tomadia
Hotel Tivoli Palácio de Seteais
Hotel Tivoli Sintra
Lawrence's Hotel
Monte da Lua
Hotel D'Lirius Azuis
Pensão Económica
Hotel Nova Sintra
Pensão Residencial Sintra
Piela's
Pousada D. Maria I
Quinta das Murtas
Quinta dos Bernardos
Quinta da Boiça
Residencial Fiquebem
Villa Branca Jacinta
Villa Mourisca Sintra
Casa Buglione
Casal de Santa Virginia
Casa Sete Mares
Casa Monserrate
Casa do Moinho
Casalinho de Santo António
Estalagem de Colares
Hotel Arribas
Hotel Vip Inn Miramonte
Pensão Residencial Oceano
Pensão Residencial Real
Quinta do Rio Touro
Sintra Sol
Solar do Magoito
Surfiberia
Villa Cinthia

Sem comentários:

Enviar um comentário